Aprenda a usar uma VPN
Observando a escalada autoritária originada no STF contra a liberdade de expressão, vejamos se há necessidade de uso de uma VPN.
Deixo claro que defendo a liberdade de expressão plena, não acredito que uma pessoa ou orgão possa determinar aquilo que pode ou não ser dito, a mentira se combate com a verdade e não com a censura.
O que é uma VPN ?
As VPN’s foram desenvolvidas inicialmente para permitir o acesso remoto seguro de redes privadas locais de empresas. Para garantir a segurança neste acesso todos os dados são criptografados por padrão aumentando a segurança e o sigilo, mesmo que sejam interceptados os dados são incompreensíveis.
Também pode lhe proporcionar novos caminhos dentro da internet conforme o diagrama abaixo:
Supondo que você não tenha mais acesso a um determinado conteudo bloqueado em seu país, como visto acima, a VPN consegue contornar este fazendo com que os seu tráfego de dados circule através de servidores localizados fora do alcance desses bloqueios. Permitindo assim que você acesse o conteúdo pretendido.
Esses aplicativos são muito utilizados em países como a China e Coreia do Norte, onde o controle da internet é algo ainda mais forte que no Brasil.
Por que usar ?
Segundo Freedom house1, a liberdade na internet vem diminuindo no mundo pelo 12º ano consecutivo, dentre os 3 níveis observados (não livre, parcialmente livre e livre) o Brasil está no parcialmente livre conforme o mapa a seguir:
O uso dessas ferramentas lhe dará liberdade e idependência na busca por informações, não tendo como restrigir suas buscas na internet.
É ilegal ?
Não, no Brasil o uso de VPN é permitido. (pelo menos por enquanto)
Sugestoes:
“Todas as tiranias governam através da fraude e força, mas uma vez que a fraude é exposta, eles devem confiar exclusivamente na força.”
George Orwell
Espero ter ajudado, e qualquer dúvida deixe nos comentários que ficarei feliz em responder.
Sugestões e correções são bem-vindas.
Disclaimer: As informações contidas neste artigo não constituem, nem tampouco devem ser interpretadas como um conselho, recomendação, oferta e/ou solicitação para compra ou venda de ações, títulos, valores mobiliários e/ou de quaisquer outros instrumentos financeiros.
https://freedomhouse.org/